Palestra gratuita “Descomplicando a acessibilidade para projetos culturais” abre inscrições

Palestra gratuita “Descomplicando a acessibilidade para projetos culturais” abre inscrições

O evento acontecerá no dia 08/04, segunda-feira, às 15h, na Unicap

A VouVer Acessibilidade, através do FUNCULTURA, convida produtores, artistas, arte-educadores, gestores culturais, pedagogos, historiadores, monitores e  interessados em arte e acessibilidade em geral, para a palestra “Descomplicando a acessibilidade para projetos culturais”. No encontro, que acontecerá no dia 08/04, às 15h, na Unicap, será apresentado o conceito e os desafios da acessibilidade comunicacional no campo artístico em geral. As inscrições são gratuitas.

Ministrada por Andreza Nóbrega, doutouranda, mestre em educação, licenciada em artes cênicas e especialista em audiodescrição, o encontro servirá para mostrar um panorama do conceito de inclusão no universo das artes em geral, os tipos de tecnologias assistivas, como a  audiodescrição, libras, braille, fontes ampliadas, entre outras ações inovadoras com o objetivo de estimular os interessados a pensar sobre as estratégias de acessibilidade e mediação inclusiva em projetos culturais de diversas linguagens artísticas.
A palestra antecede o curso “Acessibilidade comunicacional nas artes”, com duração de 60h, que acontecerá em breve nas cidades do Recife, Garanhuns e Petrolina. Como a acessibilidade é critério de pontuação em alguns editais de financiamento é importante o aprofundamento contínuo do tema da inclusão perante a sociedade.

Serviço:

Palestra “Descomplicando a acessibilidade para projetos culturais”

Data: 8 de abril, segunda-feira, às 15h

Local: Unicap – Universidade Católica de Pernambuco- Auditório Dom Hélder Câmara, bloco A.

Inscrições através do link: https://docs.google.com/forms/d/1YoaTbXaBmscjnmzA-CnWkbV2_YkyD2YzMmCquz4ph6U/viewform?ts=5c8be1ec&edit_requested=true

Realização: VouVer Acessibilidade.

Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco.

Parceria: Núcleo de Acessibilidade da Unicap

Assessoria de imprensa: Diana Cavalcanti- dianacanti@yahoo.com.br
E-flyer retangular, vertical, sobre fundo roxo, para divulgação de palestra. No topo, em letras amarelas: “Descomplicando a Acessibilidade para Projetos Culturais”, com Andreza Nóbrega. Ao centro, uma figura geométrica formada pela conexão de peças coloridas do Tangram, parece um ser de perfil para direita. O ser tem o tronco disposto numa diagonal para direita, uma das pernas está erguida e a outra com o pé no chão. A cabeça é um quadrado; o tronco são dois triângulos grandes; a perna erguida é a conexão de um triângulo médio e outro pequeno; a outra perna é um paralelogramo e um triângulo pequeno. À esquerda da figura, em amarelo: “A palestra propõe desvendar o universo da acessibilidade, a partir da apresentação de alguns conceitos fundamentais, buscando provocar a criação de estratégias criativas ao pensar ações acessíveis em projetos culturais. À direita, em amarelo: Data: 08/04/2019. Horários: 15h. Local: Audiotório Dom Helder Câmara, Térreo do Bloco A da Unicap. Entrada Gratuita. Abaixo as logos de evento acessível em Libras e com audiodescrição, na cor branca. E o ícone do instagram  "vouveracessibilidade". Na margem inferior, as logos: Realização: VouVer Acessibilidade. Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo do Estado de Pernambuco