INSCRIÇÕES PRORROGADAS| Oficinas de acessibilidade do Cine Às Escuras

Deseja conhecer um pouco sobre legendas e/ou audiodescrição? Vamos lá… Para participar, os interessados devem solicitar a ficha de inscrição através do e-mail vouverasescuras@gmail.com, preencher o formulário com carta de intenção descrevendo o porquê gostaria de participar das aulas e enviar até 15/03. A produção do Cine Às Escuras informará a lista dos selecionados até o dia 19/03, pela fanpage Cine Às Escuras e por e-mail.

A mostra nacional de filmes eróticos Cine Às Escuras, que acontece de 17 a 22 março de 2016, no Recife, realiza oficinas sobre acessibilidade comunicacional no Cinema do Museu, em Casa Forte. Inscrições seguem disponíveis até o dia 15 de março.

Além das sessões de filmes nacionais e internacionais que abordam o universo erótico e a inclusão através da acessibilidade comunicacional, a mostra Cine Às Escuras conta com um eixo formativo composto por duas oficinas em sua programação: “Legendagem descritiva” e “Audiodescrição no audiovisual”. Como novo prazo, as incrições seguem até o dia 15 de março. 

Ministrada pela Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Bruna Leão, a oficina “Legendagem descritiva” aborda os estudos da tradução audiovisual envolvendo a legendagem para surdos como um recurso de acessibilidade comunicacional. Nela, os participantes terão contato com os princípios básicos da legendagem para surdos e ensurdecidos em produções audiovisuais; uma abordagem teoria e prática sobre alegendagem para surdos; além da experimentação, elaboração de edição de legendas.

Já a oficina “Audiodescrição no audiovisual”, ministrada pelo também Mestre em Linguística Aplicada pela UECE Klístenes Braga, faz um panorama pelos estudos da tradução audiovisual, envolvendo a audiodescrição (AD) como um recurso de acessibilidade cultural e educacional para produções audiovisuais. Além de conteúdos teóricos e uma análise das pesquisas realizadas no Brasil sobre o tema, os participantes receberão uma introdução à elaboração de roteiros de audiodescrição utilizando o software Subtitle Workshop.

::EIXO FORMATIVO::
Inscrições até o dia 15.03, através do e-mail vouverasescuras@gmail.com.
Informações: vouveracessibilidade.com.br.

Oficina “Legendagem descritiva”
Segunda-­feira (21/03)
Horário: 9h às 16h.
Ministrante: Bruna Leão (UECE)
Carga horária: 6h

Oficina “Audiodescrição no audiovisual”
Segunda-­feira (21/03) e terça-­feira (22/03)
Turno: 18h às 22h, no dia 21, e de 9h às 11h, no dia 22
Ministrante: Klístenes Braga (UECE)
Carga horária: 6h