I Seminário de Acessibilidade da Faculdade Boa Viagem

Tecnologia na acessibilidade, educação inclusiva e direitos das pessoas com deficiência serão alguns temas discutidos durante o I Seminário de Acessibilidade da Faculdade Boa Viagem (FBV | DeVry). O evento acontece entre os dias 25 e 27 de novembro, no auditório do campus Imbiribeira, e as palestras serão abertas ao público.

Em sua primeira edição, o seminário tem como mote o tema “Removendo barreiras para criar uma sociedade inclusiva e acessível para todos”. A palestrante principal será Daniela Sá Leitão, da AACD Pernambuco. Além dela, Sandro Varelo, paratleta recordista das Américas em lançamento de disco, José Eustácio Lucena, do Conselho Regional de Psicologia, Virgínia Chalegre, mestre em Teses de Acessibilidade pelo CIN-UFPE, e a professora da FBV e mestre em Direito Ximene Semírames Dall’Ago estarão entre os palestrantes.

Durante os dias 26 e 27, à noite, no corredor principal da faculdade, haverá a exibição do curta-metragem “Mãos”. O filme em exposição foi produzido por 26 surdos na oficina “Animalibras”, curso de cinema de animação stop motion para deficientes auditivos, e mostra a relação comunicacional dos participantes com seu elemento essencial: as mãos. A ação é de responsabilidade da produtora e educadora infantil Gisele Silgom.

 Como parte do projeto social da faculdade, haverá ainda a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados à AACD. Mais informações pelo telefone (81) 3081.4444

Confira a programação completa:

 

25/11:

11h:
Removendo Barreiras para criar uma sociedade inclusiva e acessível para todos

Palestrante: Daniela Sá Leitão Guimarães (Terapeuta Ocupacional da AACD)

 

15h:
A importância da capacitação para uma inclusão efetiva – atendimento Educacional Especial, transtornos globais do desenvolvimento e transtornos de aprendizagem

Palestrante: José Estácio Lucena (Conselho Regional de Psicologia)

 

26/11:

11h:
Educação Inclusiva e outros direitos das pessoas com deficiência
Palestrante: Ximene Semírames Pereira Dall’Ago (Professora e mestre em Direito)

 

18h: 
Exibição do curta-metragem “Mãos”– Animalibras

 

18h:
Acessibilidade e Tecnologia Assistiva
Palestrante: Virgínia Chalegre (CESAR)

 

27/11:

11h:
Experiências de um Paratleta
Palestrante: Sandro Varelo (Paratleta recordista das Américas no lançamento de discos)

 

18h:
Exibição do curta-metragem “Mãos”– Animalibras

Serviço:

Semana de Acessibilidade FBV
25 a 27 de novembro
Faculdade Boa Viagem – Rua Jean Émile Favre, 422, Imbiribeira, Recife-PE
Entrada Gratuita
Mais informações: (81) 3081.4444

 

Fonte: Assessoria Voz Comunicação, Nathália Ferraz. As informações deste são de responsabilidade da assessoria de imprensa do evento.