
INSCRIÇÕES ENCERRADAS para o 4º Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco
4º ENCONTRO DE ACESSIBILIDADE COMUNICACIONAL EM PERNAMBUCO
“Pulsações para a cena e em cena” é tema do 4º Encontro de acessibilidade Comunicacional em Pernambuco
Evento acontece de 02 a 05 de maio no Recife e já está com inscrições gratuitas abertas.
Pulsar: movimento de dilatação e contração. Ao dilatar, nos expandimos e convidamos o outro. Ao contrair, nos unimos, nos fluímos, nos interceptamos. Num novo pulsar, nos expandimos e podemos irradiar as nossas trocas, agregar novos “outros”. E que pulse, incansavelmente, pulsemos em latejos, em palpitações, e/ou, em pancadas.
A 4º edição do Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco traz o tema “Pulsações para a cena e em cena”. A cena como vida, que atravessa o cotidiano, a educação, a cultura, a tecnologia, as diversas linguagens artísticas, a forma de ser e estar no mundo, e, a acessibilidade como pulsações inclusivas que lampejam mudanças para e com as diversidades humanas. (Andreza Nóbrega)
Entre os convidados para fomentar os debates e palestras e ministrar as oficinas, estão professores, atores e atrizes, gestores culturais e especialistas na área de inclusão e acessibilidade comunicacional. A terapeuta ocupacional (UFPE) e Especialista em Dança Educacional e Inclusão (CENSUPEG) Renata Tarub (PE) faz palestra sobre dança inclusiva e apresenta a Dança do Ventre Inclusiva. Letícia Schwartz, do Rio Grande do Sul, é audiodescritora-roteirista e narradora e irá ministrar a oficina “Cortinas Abertas para as pessoas com deficiência visual”, além de palestra sobre a percepção da performance pelo espectador com deficiência visual.
O professor Cristiano Monteiro (UFPE) irá compartilhar suas reflexões no debate “O artista em questão: pelo direito de “ser artista com deficiência: Artes: cultura e identidade surda”, e Rapha SantaCruz (PE), Agrinez Melo (PE) conversam sobre processos de acessibilidade em espetáculos cênicos, com mediação de Rita Marize(PE). Integrando a grade de apresentações artísticas, haverá ainda o LAB de artista Experiri, no qual os alunos/atores e alunas /atrizes do projeto Experiri Lab de Artista (PE) mostrarão o resultado da construção coletiva iniciado no curso coordenado por Andreza Nóbrega (PE) e dos alunos do Letras/Libras coordenados por Cristiano Monteiro. Além do espetáculo para crianças “TANDAN”, da Cia etc (PE), que lança um convite direcionado a elas para uma travessia com uma dança que dá a ver o invisível. Este espetáculo tem um formato em que cada criança participa de uma experiência de imersão com cerca de 6 minutos. E cada sessão comporta no máximo 12 crianças. (Programação completa a seguir)
Além de todas as atividades já mencionadas, o público poderá desfrutar também de Comunicações de pesquisas e experiência no campo da acessibilidade. Ao todo 27 trabalhos, com origem em diversos estados brasileiros, foram selecionados por meio de inscrições prévias e estão distribuídos na programação do evento.
As ações do projeto são gratuitas e acontecerão no Sesc de Santo Amaro de 02 a 05 de maio. O projeto tem incentivo do Funcultura, Governo do Estado de Pernambuco e apoio do Sesc.
INSCRIÇÃO PARA O EVENTO
INSCRIÇÃO PARA AS OFICINAS
Para se inscrever nas oficinas gratuitas, leia atentamente a proposta de cada uma delas e verifique a sua disponibilidade para participar nos dias e horários estabelecidos. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição, mediante o preenchimento do formulário correspondente.
03/05 (quinta-feira) Cortinas Abertas para as pessoas com deficiência visual (por Letícia Schwartz/RS)
Horário: 9h-13h e 14h-18h
O teatro é a arte da expressão. Ajuda a dominar a timidez, desenvolve a concentração e a criatividade, melhora a autoconfiança, fortalece a empatia, ativa o pensamento rápido e a capacidade de improvisação. A oficina traz um pouco da experiência realizada pelo grupo Cortinas Abertas, de Porto Alegre, durante o segundo semestre de 2014. Serão abordados exercícios de expressão corporal e vocal, dinâmicas de grupo e improvisações teatrais.
Público-alvo: Jovens e adultos com deficiência visual.
(Recomenda-se que os participantes usem roupas e sapatos confortáveis. Preferencialmente, que estejam de pés descalços).
INSCRIÇÕES ENCERRADAS|VAGAS PREENCHIDAS POR ORDEM DE INSCRIÇÃO
Ministrante|Letícia Schwartz (RS) É coordenadora de produção da Mil Palavras Acessibilidade Cultural. Atua como audiodescritora-roteirista e narradora, além de ministrar cursos e prestar serviços de consultoria. É Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRGS e Especialista em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF. É pós-graduanda em Legendagem para Surdos e Ensurdecidos pela UECE e mestranda do programa de pós-graduação em artes cênicas da UFRGS, em projeto de pesquisa que contempla a audiodescrição em teatro.
Carga horária: 8 horas
Vagas: 20 (Pessoas com deficiência visual, por ordem de inscrição)
04/05 (sexta-feira) Adaptação de Material: recursos alternativos para pessoas com deficiência visual (por Patrícia Pordeu/PE)
Horário: 9h-13h
A oficina é um convite para que os participantes conheçam o universo das pessoas com deficiência visual e identifiquem algumas possibilidades criativas para adaptação de material com materiais simples como papel, barbante, cola em relevo, entre outras possibilidades.
Carga horária: 4 horas
Público alvo: Educadores, Pedagogos, gestores e artistas em geral.
Vagas: 20 (Por ordem de inscrição)
INSCRIÇÕES ENCERRADAS|VAGAS PREENCHIDAS POR ORDEM DE INSCRIÇÃO
Ministrante| Patrícia Pordeus (PE) É especialista em Língua Brasileira de Sinais – Libras-, graduada em Fisioterapia e graduanda em Pedagogia. Professora nos cursos de Pedagogia e Licenciatura em História da Faculdade Joaquim Nabuco. Atua também nas áreas de: áudio-descrição e no ensino e pesquisa da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e da Educação Inclusiva.
05/05 (sábado) Divulgação Acessível (por Andreza Nóbrega/PE)
Horário: 9h-13h
Como elaborar um plano de divulgação inclusivo e potencializar a presença de diferentes públicos? A oficina pretende apresentar noções básicas de acessibilidade para divulgação de projetos culturais. Na ocasião, serão exibidas algumas tecnologias assistivas (audiodescrição, Libras, braille, fontes ampliadas, comunicação alternativa, recursos multissensoriais) e estratégias que visam estimular o desenvolvimento de uma ação inclusiva para atrair uma maior diversidade de públicos.
Carga horária: 4 horas
Público alvo: Produtores, artistas e gestores culturais.
Vagas: 20 (Por ordem de inscrição)
INSCRIÇÕES ENCERRADAS|VAGAS PREENCHIDAS POR ORDEM DE INSCRIÇÃO
Ministrante| Andreza Nóbrega (PE) Doutoranda em Teatro pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) com pesquisa que envesga processo de mediação e audiodescrição em teatro. É mestre em Educação Inclusiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora/UFJF e licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas (UFPE). Coordenadora da VouVer Acessibilidade, é idealizadora de ações formativas e experimentações artísticas, numa perspectiva inclusiva, nos projetos: Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco, Cine Às Escuras: Mostra Erótica de Cinema Acessível, Cineclube VouVer Filmes e Experiri: LAB de Artista. Atriz, professora da educação básica e audiodescritora.
Serviço:
4º Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco
Quando: De 02 a 05 de maio
Onde: Sesc de Santo Amaro
Gratuito
Inscrições gratuitas pelo formulário
Para mais informações: vouverencontro@gmail.com
PROGRAMAÇÃO GERAL
LOCAL: Teatro Marco Camarotti – Sesc Santo Amaro
02/05/2018 – (quarta)
9h – Mesa de abertura: Gestores culturais e representantes de Instituições que desenvolvem ações pela inclusão de todos os públicos.
10h – Mesa de conversa: “O artista em questão: pelo direito de “ser artista com deficiência: Artes: cultura e identidade surda”, com Cristiano Monteiro (UFPE). Mediação: Andreza Nóbrega (PE)
14h – Palestra “Para além do Theatron: a percepção da performance pelo espectador com deficiência visual” com Letícia Schwartz (RS). Mediação: Renata Tarub (PE).
16h – Mesa de conversa: “Mostra Inclusiva Dançabilita – da semente aos frutos” com Renata Tarub (PE)
17h – Demonstração de trabalho formação da turma de Dança do Ventre Inclusiva com Cia Renata Tarub (PE)
03/05/2018 – (quinta)
9h-13h e 14h-18h – Oficina “Cortinas Abertas para as pessoas com deficiência visual”, com Letícia Schwartz (RS)
9h-12h e 13h-17h – Apresentação das Comunicações- Apresentação de pesquisas desenvolvidas na área de acessibilidade. Mediadores das comunicações: Andreza Nóbrega/ Emanuella de Jesus/ Ernani Ribeiro/ Lais Castro/Milton Carvalho/Patrícia Pordeus.
17h – Lab de Artista I com alunos do Letras/Libras da UFPE. Coordenação de Cristiano Monteiro (PE), com Alunos do Letras/Libras da UFPE. Coordenação do Prof. esp. Cristiano Monteiro – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre LIBRAS (NEPEL).
04/05/2018 – (sexta)
9h às 13h – Oficina “Adaptação de material: recursos alternativos para Pessoas com deficiência visual” com Patrícia Pordeus (PE)
9h-12h e 13h-17h – Apresentação das Comunicações- Apresentação de pesquisas desenvolvidas na área de acessibilidade. Mediadores das comunicações: Andreza Nóbrega/ Emanuella de Jesus/ Ernani Ribeiro/ Lais Castro/Milton Carvalho/Patrícia Pordeus.
17h às 19h – Lab de Artista – Experiri com Alunos/Atores e Alunas Atrizes do projeto Experiri Lab de Artista (PE)
Apresentação da comunicação sobre o projeto – “ExpeririLab de Artista: Pesquisa de Intervenção no Teatro com pessoas com deficiência visual” com Andreza Nóbrega (PE)
05/05/2018 – (sábado)
9h às 13h – Oficina “Divulgação Acessível” com Andreza Nóbrega (PE)
14h – Apresentação artística de espetáculo de Dança com AD e Libras seguida de bate papo com artistas e equipe de acessibilidade. Espetáculo TANDAM da Cia. Etc. (PE)
15h- 17h – Mesa redonda “No trombone: processos de acessibilidade em espetáculos cênicos” com Relato de experiências e iniciativas de artistas e/ou produtores pernambucanos na área do teatro e inclusão com RaphaSantaCruz(PE)/ Agrinez Melo(PE)/ Mediação: Rita Marize(PE)
COMUNICAÇÕES*
TÍTULO | AUTOR(A) | INSTITUIÇÃO | |
Educação para a Acessibilidade como construto da cidadania inclusiva. | Sonia Aguiar Cruz-Riascos E Daniela Francescutti Martins Hott | Universidade Federal de Pernambuco/Departamento de Ciência da Informação E Câmara dos Deputados / Diretoria-Geral/ Coordenação de Acessibilidade |
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Narrativas deficientes: o papel do Relações Públicas na inclusão das pessoas com deficiência no Brasil |
Isadora Meirelles Roberto | Coach autônoma | |
PAUTA EFICIENTE: Como abordar a deficiência na imprensa | José Ednilson Almeida do Sacramento | Universidade Federal da Bahia- UFBA |
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A INFORMAÇÃO COMO PONTE PARA A DISSEMINAÇÃO DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL |
Joice Dias Costa/ Heitor José Cavagnari Araújo do Nascimento | UFPE | |
Escutando sinais: a escola pela perspectiva de crianças surdas. | Vanessa dos Santos Marques | Universidade Federal Rural de Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco. (UFRPE/FUNDAJ) |
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Projeto Libras na Escola: Incluir de Verdade | Franciana Maria de Oliveira Nascimento | Escola Municipal Francisco Carneiro de Andrade |
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Relato de experiência como professora executora e tutora virtual da disciplina de LIBRAS na Universidade Federal Rural de Pernambuco nos cursos de licenciatura EaD. | RENATA DANTAS DO NASCIMENTO | UFRPE (colaboradora) | |
A inclusão do surdo na sala de aula: um estudo de caso a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA. | Adriany Suellen de Souza Oliveira | Faculdade Maurício de Nassau | |
CAPACITISMO: uma visão crítica a partir da experiência de estágio | Anderson Fabrício Teixeira Soares; Maria Feitosa de Lima | Universidade Regional do Cariri – URCA | |
Comunicação alternativa e Transtorno do Espectro Autista: uma experiência com o aplicativo Go Talk Now. | Renata Gomes Camargo Luana ZimmerSarzi | Universidade Federal de Santa Catarina |
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Comunicação alternativa: uma ferramenta para o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual no contexto escolar | Autora: Joseane Ferreira dos Santos
Coautora:Prof.DrªTíciaCassiany Ferro Cavalcante |
Universidade Federal de Pernambuco- UFPE | |
Construindo estratégias de acessibilidade em materiais didáticos para deficientes visuais num curso EaD. | Thalita Cunha Motta e Onã de Araujo Santos | IFRN | |
O SOFTWARE COMMUNICATOR COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA UM ESTUDANTE COM PARALISIA CEREBRAL | Luana ZimmerSarzi
Renata Gomes Camargo Maria Eduarda Pereira Damas |
Universidade Federal de Santa Catarina – Colégio de Aplicação – PIBID |
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ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL (DI) NO MUSEU DO AMANHÃ/RJ | Mônica de Oliveira Lopes; Rita de Cássia Monteiro Corrêa Vilhena; Janie Garcia da Silva | Universidade Federal Fluminense – UFF | |
IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO COM TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS EM MUSEUS |
ZENAIDE GREGORIO ALVES E LUANA EDUARDA R. DE ANDRADE SILVA | Universidade Federal Rural de Pernambuco / ETE- Almirante Soares Dutra – ETEASD |
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MEDIAÇÃO – NO MEU BORNAL TEM! | Viviane Sampaio Moraes | Museu Cais do Sertão | |
Turismo e Acessibilidade Comunicacional: uma proposta de sensibilização e qualificação para o atendimento às pessoas com deficiência em equipamentos de turismo e cultura da cidade do Recife. | Bruna Galindo Moury Fernandes | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE – Campus Recife |
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CAMINHOS PARA A ACESSIBILIDADE NOS SERVIÇOS TURÍSTICOS: O QUE DIZ A ACADEMIA? |
Ana Karla de Melo Silva, Lais Celeste Vasconcelos, Maria Iraê de Souza Correa |
Universidade Federal Rural de Pernambuco |
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Estudo de caso sobre a acessibilidade cultural nos cinemas comerciais de João Pessoa-PB, destinado ao público surdo. | Amanda Azevedo Sousa (autora); Saulo Nascimento Costa (coautor) |
Universidade Federal da Paraíba – UFPB | |
PRODUÇÃO DE JANELA DE LIBRAS DO FILME BYE BYE BRASIL NO PROJETO ALUMIAR DE CINEMA ACESSÍVEL: A RELAÇÃO CONSULTOR SURDO E TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS |
Alessandro Augusto de Souza Vasconcelos e Carlos Eduardo de Oliveira |
Universidade Federal de Pernambuco e Instituto Federal de Pernambuco |
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Invisível: uma tentativa de incluir os deficientes visuais no teatro. | Joelma Ferreira da Silva | Universidade Regional do Cariri – URCA |
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Audioteatro: Um exercício de Ciberformance por pessoas com deficiência visual | Thiago de Lima Torreão Cerejeira; Jefferson Fernandes Alves | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | |
O teatro como ferramenta de inclusão: uma reflexão acerca da barreira atitudinal | Risonete Rodrigues da Silva | Universidade Federal de Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA. |
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Um olhar sobre acessibilidade dentro da licenciatura em Teatro: Do (Em)barca ao El Salón Místico | Ellis Regina Albuquerque de Souza | Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) | |
Dança e deficiência intelectual na Escola Estadual de Dança Lenir Argento | Anita Gallardo de Souza | Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia – UFBA |
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Acessibilidade Atitudinal, pesquisa do movimento e Disabilities Studies – apontamentos | Maria Sheila Bezerra da Silva | UFBA | |
PROGRAMA VIDA ATIVA, FERRAMENTA DE TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL. |
JOSÉ JOSIVAN DA SILVA | PROGRAMA VIDA ATIVA- BEZERROS/PE |
*Programação sujeita a alterações