Divulgada a lista das comunicações aprovadas para a programação do IV Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco

Divulgada a lista dos 27 trabalhos selecionados para comunicação no IV Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco, realizado pela VouVer Acessibilidade

Pela primeira vez, o Encontro de Acessibilidade Comunicacional em Pernambuco recebeu inscrições para comunicações e terá a sua programação reforçada através do compartilhamentos de pesquisas e experiências de profissionais de vários lugares do Brasil. A comissão de avaliação foi composta pelos pesquisadores: Jefferson Fernandes (professor da UFRN), Ernani Ribeiro (professor da UFPE), Emanuella de Jesus (SESC) e Andreza Nóbrega (doutoranda da UDESC). O evento é totalmente gratuito e acontecerá de 02 a 05 de maio de 2018 no SESC de Santo Amaro, Recife/PE.

Segue a lista dos trabalhos selecionados:

TÍTULO AUTOR(A) INSTITUIÇÃO
Educação para a Acessibilidade como construto da cidadania inclusiva. Sonia Aguiar Cruz-Riascos E Daniela Francescutti Martins Hott Universidade Federal de
Pernambuco/Departamento de Ciência da Informação E Câmara dos Deputados / Diretoria-Geral/ Coordenação de Acessibilidade
 
Narrativas deficientes: o papel do Relações Públicas na
inclusão das pessoas com deficiência no Brasil
Isadora Meirelles Roberto Coach autônoma
PAUTA EFICIENTE: Como abordar a deficiência na imprensa José Ednilson Almeida do Sacramento Universidade Federal da Bahia-
UFBA
A INFORMAÇÃO COMO PONTE PARA A
DISSEMINAÇÃO DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL
Joice Dias Costa/ Heitor José Cavagnari Araújo do Nascimento UFPE
Escutando sinais: a escola pela perspectiva de crianças surdas. Vanessa dos Santos Marques Universidade Federal Rural de
Pernambuco e Fundação Joaquim Nabuco. (UFRPE/FUNDAJ)
Projeto Libras na Escola: Incluir de Verdade Franciana Maria de Oliveira Nascimento Escola Municipal Francisco
Carneiro de Andrade
Relato de experiência como professora executora e tutora
virtual da disciplina de LIBRAS na Universidade Federal Rural de Pernambuco nos
cursos de licenciatura EaD.
RENATA DANTAS DO NASCIMENTO UFRPE (colaboradora)
A inclusão do surdo na sala de aula: um estudo de caso a partir das práticas pedagógicas desenvolvidas na EJA. Adriany Suellen de Souza Oliveira Faculdade Maurício de Nassau/PE
CAPACITISMO: uma visão crítica a partir da experiência de estágio Anderson Fabrício Teixeira Soares; Maria Feitosa de Lima Universidade Regional do Cariri – URCA
Comunicação alternativa e Transtorno do Espectro Autista:
uma experiência com o aplicativo Go Talk Now.
Renata Gomes Camargo Luana Zimmer Sarzi Universidade Federal de Santa
Catarina
Comunicação alternativa: uma ferramenta para o processo de inclusão de um estudante com deficiência intelectual no contexto escolar Autora: Joseane Ferreira dos Santos

Coautora:Prof. Drª Tícia Cassiany Ferro Cavalcante

Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
Construindo estratégias de acessibilidade em materiais didáticos para deficientes
visuais num curso EaD.
Thalita Cunha Motta e Onã de Araujo Santos IFRN
O SOFTWARE COMMUNICATOR COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA UM ESTUDANTE COM PARALISIA CEREBRAL Luana Zimmer Sarzi

Renata Gomes Camargo

Maria Eduarda Pereira Damas

Universidade Federal de Santa
Catarina – Colégio de Aplicação – PIBID
ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA
INTELECTUAL (DI) NO MUSEU DO AMANHÃ/RJ
Mônica de Oliveira Lopes; Rita de Cássia Monteiro Corrêa Vilhena; Janie Garcia da Silva Universidade Federal Fluminense – UFF
IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO COM TRADUTOR E
INTÉRPRETE DE LIBRAS EM MUSEUS
ZENAIDE GREGORIO ALVES E LUANA EDUARDA R. DE ANDRADE SILVA Universidade Federal Rural de
Pernambuco / ETE- Almirante Soares Dutra – ETEASD
MEDIAÇÃO – NO MEU BORNAL TEM! Viviane Sampaio Moraes Museu Cais do Sertão/PE
Turismo e Acessibilidade Comunicacional: uma proposta de sensibilização e
qualificação para o atendimento às pessoas com deficiência em equipamentos de
turismo e cultura da cidade do Recife.
Bruna Galindo Moury Fernandes Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE – Campus Recife
CAMINHOS PARA A ACESSIBILIDADE NOS
SERVIÇOS TURÍSTICOS: O QUE DIZ A ACADEMIA?
Ana Karla de Melo Silva, Lais Celeste
Vasconcelos, Maria Iraê de Souza Correa
Universidade Federal Rural de
Pernambuco
Estudo de caso sobre a acessibilidade cultural nos cinemas
comerciais de João Pessoa-PB, destinado ao público surdo.
Amanda Azevedo Sousa (autora); Saulo Nascimento
Costa (coautor)
Universidade Federal da Paraíba – UFPB
PRODUÇÃO DE JANELA DE LIBRAS DO FILME BYE
BYE BRASIL NO PROJETO ALUMIAR DE CINEMA ACESSÍVEL: A
RELAÇÃO CONSULTOR SURDO E TRADUTOR/INTÉRPRETE DE LIBRAS
Alessandro Augusto de Souza Vasconcelos e Carlos
Eduardo de Oliveira
Universidade Federal de
Pernambuco e Instituto Federal de Pernambuco
Invisível: uma tentativa de incluir os deficientes visuais no teatro. Joelma Ferreira da Silva Universidade Regional do
Cariri – URCA
Audioteatro: Um exercício de Ciberformance por pessoas com deficiência visual Thiago de Lima Torreão Cerejeira; Jefferson Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
O teatro como ferramenta de inclusão: uma reflexão acerca
da barreira atitudinal
Risonete Rodrigues da Silva Universidade Federal de
Pernambuco – Centro Acadêmico do Agreste – UFPE/CAA.
Um olhar sobre acessibilidade dentro da licenciatura em Teatro: Do (Em)barca ao El Salón Místico Ellis Regina Albuquerque de Souza Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Dança e deficiência intelectual na Escola Estadual de Dança Lenir Argento Anita Gallardo de Souza Programa de Pós-Graduação em Dança da Escola de Dança da Universidade Federal da
Bahia – UFBA
Acessibilidade Atitudinal, pesquisa do movimento e Disabilities
Studies – apontamentos
Maria Sheila Bezerra da Silva UFBA
PROGRAMA VIDA ATIVA, FERRAMENTA DE
TRANSFORMAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL.
JOSÉ JOSIVAN DA SILVA PROGRAMA VIDA ATIVA- BEZERROS/PE

Maiores informações:

vouverencontro@gmail.com