Curso de teatro e pessoas com deficiência visual

“A palavra experiência advém do latim EXPERIRI, traz consigo o sentido de provar. O radical é periri, que se encontra também em periculum, perigo. A raiz indo-européia é per, com a qual se relaciona antes de tudo a ideia de travessia”. (DESGRANGES, 2012). “Experiri-Lab de Artista” convida para que nos coloquemos em estado de experiência, em risco. Que possamos nos embrenhar em zonas desconhecidas, nos nutrir ao jogar com os sentidos e o universo não vidente, para que juntos, possamos atravessar e ser atravessados pela linguagem teatral.

 

EXPERIRI LAB de Artista é uma pesquisa realizada por Andreza Nóbrega com orientação de Jeferson Fernandes (UFRN) e  propõe uma intervenção no teatro com pessoas com deficiência visual a fim de levantar o perfil desse público, proporcionar experiências práticas com a linguagem teatral, além de promover idas ao teatro para assistir espetáculos teatrais com audiodescrição conduzidos por um plano de mediação que será construído durante a pesquisa. Todas as etapas fazem parte da pesquisa na qual serão coletados e registrados, pela pesquisadora, os dados dessas experiências. Após o tratamento e análises dos dados, será realizada uma comunicação oral com os resultados da pesquisa.

Como ação prática da pesquisa será realizado um curso de teatro com cinco módulos, ministrado por Andreza Nóbrega e por dois professores convidados, Agrinez Melo e Dado Sodi.

Partindo do princípio que a experiência do “fazer” teatral amplia as possibilidades de fruição de um espetáculo teatral com audiodescrição e desejo com o curso experimentar algumas possibilidades do universo não vidente e da exploração dos sentidos na construção da cena.

 

MÓDULOS DO CURSO

  • Módulo I:Laboratório Cênico – Experimentações cênicas

Carga horária: 20h

Condução: com Andreza Nóbrega

Período: 15 a 19 de janeiro de 2018

Horário: das 14h às 18h

 

PÚBLICO ALVO DO CURSO

O curso será dividido em módulos e será aberto a todas as pessoas (com e sem deficiência visual) que responderá um formulário de inscrição expressando por meio de uma carta de intenção as justificativas para participar do referido curso.  Serão selecionados até 20 inscritos.

 

Inscrições para o módulo I até 10 de janeiro de 2018, através do formulário:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf2wlpTOIp18zMkNeNnovzgY0aQgUTQPlft-2rlIM8C26hNJA/viewform

A lista dos selecionados será divulgada no dia 11 de janeiro de 2018 na página da VouVer Acessibilidade e os inscritos, notificados por e-mail.

 

CRONOGRAMA DOS PRÓXIMOS MÓDULOS

A chamada para inscrições para os outros módulos serão divulgadas no início de fevereiro.

  • Módulo II:Laboratório Cênico – Figurino e Maquiagem

Carga horária: 10h

Condução: com Agrinez Melo

Período: 20 e 21 de fevereiro 2018

Horário: das 14h às 19h

 

  • Módulo III:Laboratório Cênico – Iluminação

Carga horária: 10h

Condução: com Dado Sodi

Período: 22 e 23 de fevereiro 2018

Horário: das 14h às 19h

 

  • Módulo IV:Laboratório Cênico – Experimentações cênicas II (continuação)

Carga horária: 8h

Condução: com Andreza Nóbrega

Período: 24 de fevereiro de 2018

Horário: das 9h às 13h/14h às 18h

 

  • Módulo V:Laboratório Cênico – Apreciação estética/crítica dos espetáculos – Este módulo é diluído durante todo o período do projeto.

Carga horária: 12h

Condução: com Andreza Nóbrega

Período: Datas a serem definidas entre 15 de janeiro a 23 de fevereiro de 2018 com os participantes do curso.

 

 

Maiores informações:
vouverencontro@gmail.com

 E-flyer retangular dividido ao meio. À esquerda, sobre fundo vermelho, em letras pretas e brancas: “VAMOS FAZER UM CURSO DE TEATRO E EXPLORAR AS POSSIBILIDADES DO UNIVERSO NÃO VIDENTE? - INSCRIÇÕES ABERTAS! - Módulo I: Laboratório Cênico: Experimentações Cênicas - Condução: Andreza Nóbrega - Período: 15 a 19 de janeiro de 2018 - Horário: das 14h às 18h - Local: Sesc de Santo Amaro - Curso gratuito. - Vagas limitadas.” Abaixo do texto, as logos: Realização: Vouver Acessibilidade. Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Governo do Estado de Pernambuco. Apoio:Sesc. À direita, sobre fundo branco, 40 máscaras humanas, dispostas em cinco colunas e oito linhas. As máscaras, em traços vermelhos, têm diversos formatos e modelos. Umas são realistas, com olhos, nariz e boca; outras, estilizadas, outras ainda com linhas curvas, verticais e horizontais; algumas, geométricas e simplificadas.

E-flyer retangular dividido ao meio.
À esquerda, sobre fundo vermelho, em letras pretas e brancas:
“VAMOS FAZER UM CURSO DE TEATRO E EXPLORAR AS POSSIBILIDADES DO UNIVERSO NÃO VIDENTE? – INSCRIÇÕES ABERTAS! – Módulo I: Laboratório Cênico: Experimentações Cênicas – Condução: Andreza Nóbrega – Período: 15 a 19 de janeiro de 2018 – Horário: das 14h às 18h – Local: Sesc de Santo Amaro – Curso gratuito. – Vagas limitadas.” Abaixo do texto, as logos: Realização: Vouver Acessibilidade. Incentivo: Funcultura, Fundarpe, Governo do Estado de Pernambuco. Apoio:Sesc.
À direita, sobre fundo branco, 40 máscaras humanas, dispostas em cinco colunas e oito linhas. As máscaras, em traços vermelhos, têm diversos formatos e modelos. Umas são realistas, com olhos, nariz e boca; outras, estilizadas, outras ainda com linhas curvas, verticais e horizontais; algumas, geométricas e simplificadas.